6ª feira – 22 Março

14h30 – Cânticos ou Poemas à Janela (“Serenata Vespertina” ou “Vespertinata”) para Público Sénior (Lar S. Francisco)

O início da Primavera será tempo de uma nova Ronda Poética em Leiria. Tratando-se de uma ronda, diversos serão os lugares e pessoas unidos na celebração da Poesia. Escutando, lendo, cantando, dançando, escrevendo, fotografando… todos nos podemos envolver. Numa intervenção inédita e desprovida de formalismos, no interior do Lar de S. Francisco: para os que lá vivem e convivem, ou quem passar pela rua, ocorrerá a Leitura de poemas de canções tradicionais ao jeito de serenata.

16h00 – Redes na Quinta E7G – Evento organizado pela InPulsar (Bairro da Quinta do Alçada / Marrazes)

A InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário integra projetos muito distintos, com públicos muito diversos e multiculturais, mas todos eles unidos e formando uma só identidade. A ideia subjacente a esta acção é que todos os projetos da InPulsar possam estar a trabalhar no mesmo tema e com as mesmas linhas de intervenção e mesmos objetivos, desenvolvendo um jogo de dados com imagens associadas ao tema e/ou palavras. Os participantes trabalham em pequenos grupos e têm que construir um poema através do jogo de dados que iremos disponibilizar. Na semana em que se assinala a ronda, os poemas serão recitados em pontos diferentes da cidade/Bairros onde intervêm os projectos (na Rua, na Praça, na Varanda…). Será interessante desafiar o público que escuta a poesia, a par de Autores que poderão estar em residência literária durante o evento, a jogar o jogo de dados e criar algo interactivo.

19h00 Cancioneiro da Rua – João Pimentel & Ana Baptista – (Biblioteca José Saramago – IPL) – Moderação a cargo de Carlos Fernandes (Editor, Autor e Investigador da Cidade de Leiria)

Colóquio sobre a História da Música Popular Portuguesa, incidindo sobre aspectos históricos, económicos e sociais que influenciaram a produção poética e musical no território português, ilustrada com reprodução de fontes escritas e iconográficas, integrando um recital de canto e guitarra, com cantigas portuguesas desde o séc. XVI ao séc. XX, por Ana Baptista (soprano), João Pimentel (guitarra). Ana Baptista e João Pimentel são dois músicos portugueses que integram a Off&Sina de Música. A Off&Sina de Música é um grupo de músicos de formação diversa, que desenvolvem a sua actividade entre a música erudita (Orquestra Sinfónica Portuguesa) e a música popular (Brigada Víctor Jara), além de cantores como Bartolomeu Dutra e Manuel Freire ou o poeta José Fanha. O último trabalho da Off&Sina de Música foi o livro com CD intitulado “Vinho & Amigo, o mais Antigo”, publicado em Outubro de 2018, que inclui textos e cantigas portuguesas sobre a função social do vinho, desde o séc. XVI ao séc. XIX.

21h00 Concertos com História – Interculturalidade: Uma viagem pela cultura africana: Angola – expressão do corpo e da voz – No âmbito do projeto Abraç’Artes – Acção realizada em Colaboração com o Orfeão de Leiria (CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria / Igreja da Misericórdia)

Participação do poeta angolano “Ngongongo”, pseudónimo literário de António Baptista que fará a Declamação de dois poemas: “Kilombelombe” e “Nada nos pertence”. O Concerto com História “Uma viagem pela cultura africana: Angola – expressão do corpo e da voz”, integrado no projecto “Abraç’Artes”, irá conter uma variedade de expressões artísticas e a presença de artistas angolanos de diversas áreas, como a pintura, a Poesia e a dança. Esta simbiose enriquecerá o espectáculo e proporcionará uma autêntica viagem pela cultura angolana. Os participantes da comunidade angolana em Leiria, em conjunto com os alunos e professores de diversas classes do Orfeão de Leiria, apresentarão momentos variados de música e dança, indo ao encontro das suas vivências e experiências pessoais. Esta intervenção contará com a participação do Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, dirigido pelo Maestro Nuno Almeida, Alunos de Hip Hop do Orfeão de Leiria, coreografia de Ana Rita Rosa, Classe de Percussão e Lamed, Declamação: António Baptista; Guitarra: Carolina de Morais, Alunos de Hip Hop do Orfeão de Leiria e alunas da Escola dos Marrazes e D. Dinis, coreografia de Ana Rita Rosa e Coro do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria, dirigido pelo Maestro Mário Nascimento.

22h15 – Serão Poético-Musical – Projecto CASA-NAU –“Poesia e Música ao Anoitecer – Quando a Saudade e o Amor entoam”Nuno Brito (Voz / Guitarra e outros instrumentos), Marco Tenório (Guitarra), Paulo José Costa (Voz / Guitarra), Beatriz Sá Vieira (Guitarra), Francisco Gomes (Percussão), Inês Sousa (Voz), Fernanda Costa, David Teles Ferreira e Nídia Nair Marques (Declamação/ Leitura de Poemas) – (Celeiro da Casa do Terreiro)

Além das intervenções acústicas e despretensiosas criadas com base nos temas musicados a partir de Poemas da autoria de Poetas da Região (Carlos Lopes Pires, Paulo José Costa, Acácio de Paiva, Afonso Lopes Vieira), acontecerão momentos de declamação de Poemas / Representação de textos breves/ coreografia ou representação expressiva que ocorreriam de forma intercalada e inesperada entre as intervenções musicais.

23h30 – Actuação Musical de Manuel João Vieira (Garagem 82)