5ª feira – 21 Março

10h30 – 12h30 – Gala de Poesia Escolas – CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria / Igreja da Misericórdia

Cavalinho, cavalinho [1º ano]
EB1 Milagres/Alcaidaria do AE de Colmeias

Abecedário sem juízo / Tudo ao contrário [2º ano]
EB1 Milagres/Alcaidaria do AE de Colmeias

Nomes com rimas [3º e 4º ano]
EB1 Milagres/Alcaidaria do AE de Colmeias

Sonho com histórias [1º ano]
EB1 Agodim do AE de Colmeias

Ó Simão seu trapalhão, já arrumaste confusão [2º, 3º e 4º ano]
EB1 Agodim do AE de Colmeias

10h30 – Quando o Doutor me prescreve um Poema – CHL (Sala de Espera do Serviço de Pediatria – Consulta Externa)

O início da Primavera será tempo de uma nova Ronda Poética em Leiria. Tratando-se de uma ronda, diversos serão os lugares e pessoas unidos na celebração da Poesia. Escutando, lendo, cantando, dançando, escrevendo, fotografando… todos nos podemos envolver. Numa intervenção inédita e desprovida de formalismos, na Sala de Espera do Serviço de Pediatria (Consultas Externas), ocorrerá a Leitura de poemas infantis e de canções tradicionais em jeito de recital inesperado. Poderá ser também um momento de construção do Poema “receitado” na Consulta que poderá vir a ter a forma de um origami, um avião de papel, um chapéu ou um barco. Esta proposta foi-nos apresentada por Nídia Nair Marques (Arquitecta e Animadora Cultural, Autora de vários Trabalhos Editados no domínio das Artes e Literatura) e que coordenará esta Acção, em complementaridade com os diferentes intervenientes da SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos – Helena Brites, Luzia Lapo, Fátima Rosa e demais utentes, familiares, colaboradores e outros autores que neste momento despretensioso ousem associar-se.

14h30 – 16h00 – Gala de Poesia Escolas – CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria / Igreja da Misericórdia

Rimamos [3º ano]
EB1 Azóia do AE de Domingos Sequeira

O melhor do mundo são as crianças [5º ano]
EB 2,3 Marrazes do AE de Marrazes

Adaptação Poesia para cada um seu modo de ver [2º, 3º e 4º ano]
EB1 Bouça do AE de Colmeias

15h00 – Maratona de Poesia – Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens)  – Leitura de Poemas por reclusos, trabalhadores do estabelecimento prisional, professores, poetas e outros convidados (com a presença confirmada de Filipe Lopes, do Projecto “A Poesia não tem Grades”.

Os reclusos, guardas e técnicos do EPL serão convidados a compor poemas (ou breves composições poéticas) a partir do tema «A chave (o segredo) do poema» ou «A Poética das chaves» sendo lidos num momento de partilha e declamação em formato de fórum ou tertúlia, em que a palavras e os versos serão um elemento de agregação e um grito de liberdade. Algumas destas composições poderão depois circular/rondar/serem lidos em diversos espaços dos estabelecimentos (e fora deles) no âmbito da RONDA POÉTICA 2019.

18h00“O que pode a poesia?” – à conversa com a poeta Rosa Oliveira e com a jornalista Raquel Marinho – Livraria Arquivo

19h00Apresentação dos livros Autópsia (poesia reunida) de José Rui Teixeira, Amar o tempo das grandes maldições de Luís Costa e Alegria para o fim do mundo de Andreia C. Faria – Livraria Arquivo

21h00Sophia ao Piano – com Sandrine Cordeiro e Fabrício Cordeiro – Livraria Arquivo

21h30 Serão sobre o Centenário dos Nascimentos de Sophia e Sena (1909-1919) – Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

No Ano em que se comemora o centenário do nascimento de dois Poetas maiores da literatura portuguesa, decorrerá na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, pelas 21:00h um Serão de Poesia e epístolas, onde serão lidos excertos de poemas destes autores, agora relembrados pelo seu legado indiscutível na literatura de aquém e de além mares, tendo em conta o universo maior da língua portuguesa. Esta Acção é realizada em parceria com a SemprAudaz – Associação Cultural.